Yarn Bombing ,você sabe o que é ?

 

 

 

Yarn Bombing ,você sabe o que é

O Yarn Bombing é um tipo de grafite ou arte de rua que utiliza crochê em vez de tinta ou giz. Também chamado de tricô urbano ou grafite de tricô é um  movimento mundial criado por Magda Sayeg ,de Houston, em 2005.

Imagem : site ideafixa.com - Intervenção artística da artista polonesa Agata Olek ,no Sesc Interlagos, zona Sul de São Paulo em 2012
Imagem : site ideafixa.com – Intervenção  da artista polonesa Agata Olek ,no Sesc Interlagos, zona Sul de São Paulo ,em 2012

A idéia é recobrir com crochê tudo o que há nas cidades e torná-las  mais bonitas. Árvores, muros, carros, postes ,bicicletas, bancos , tudo pode se transformar em uma obra de arte  ao ser coberto com crochê multicolorido.

Yarn Bombing ,você sabe o que é 2
Enquanto outras formas de grafite muitas vezes são confundidas com vandalismo , o Yarn Bombing  desde o início foi compreendido como uma tentativa de recuperação e personalização de locais públicos estéreis ou frios.  No entanto, a prática ainda é tecnicamente ilegal em alguns países.

Yarn Bombing ,você sabe o que é 3
Atualmente há grupos dedicados ao Yarn Bombing  em todo o mundo, cada um com suas próprias agendas e projetos públicos em execução.

Yarn Bombing ,você sabe o que é 4
Uma das  expoentes do movimento é a artista crocheteira polonesa Agata Olek .

Agata Olek
Agata Olek

Olek recentemente voltou a colocar o Yarn Bombing  na ribalta da mídia mundial ao realizar intervenções em objetos no fundo do mar.

Yarn Bombing ,você sabe o que é 6

Nem o mergulhador escapou.

Yarn Bombing ,você sabe o que é 7

 

 

 

One Reply to “Yarn Bombing ,você sabe o que é ?”

Deixe um comentário